O Campeão da Precariedade

Vasco Cardoso, membro do Comité Central do PCP, atribuiu hoje o título de "campeão" do desemprego e da precariedade ao Governo PS/Sócrates.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o desemprego revelam "a maior liquidação de sempre de postos de trabalho efectivos e a promoção do emprego precário como regra", alertou Vasco Cardoso, em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa.

"Se adicionarmos ao número de trabalhadores por conta de outrem com contrato precário (863.700), aos falsos recibos verdes, (379.135), concluímos que 1.242.835 trabalhadores têm hoje um vínculo precário, isto é, 1 em cada 4", frisou.

"Em vez da prometida criação de 150 mil postos de trabalho assumida pelo PS durante as últimas eleições legislativas, o que se verifica é que o número de desempregados cresceu desde a tomada de posse do Governo, de 399.300 para os actuais 440 mil", criticou.

Os dados "confirmam o carácter estrutural do problema do desemprego em Portugal", afirmou o nosso camarada, acrescentando recear que, a manter-se a "tendência de crescimento do desemprego", no final do ano Portugal "estará a caminhar para o mais elevado nível de desemprego jamais registado em Portugal".

Fonte: Lusa

Sem comentários: