POR ABRIL

É EM FRENTE QUE VAMOS


Depois da publicação de um oportuníssimo texto - Pela democracia, pela liberdade - por Abril - subscrito por cinquenta personalidades da nossa vida política e cultural, que apelam à intervenção cívica dos portugueses para que Abril, os seus valores e os seus ideais se afirmem como património vivo no Portugal do nosso tempo, outro acontecimento põe na ordem do dia a questão da luta, cada vez mais necessária, pelos direitos, liberdades e garantias conquistados em 25 de Abril de 1974.

Ontem à tarde, no Grémio Lisbonense, Odete Santos anunciou a criação de «Fronteiras - Associação para a defesa dos direitos e liberdades democráticas», cujo objectivo é «constituir um espaço de informação e denúncia de ataques aos direitos fundamentais e à democracia, resistindo às medidas antidemocráticas, defendendo a liberdade» e apelando «a todos, homens e mulheres das letras, das ciências, da saúde, do ensino, estudantes, defensores dos direitos e liberdades que a nós se juntem». (fronteiras.liberdades@gmail.com)

Estes dois acontecimentos, virados para o mesmo objectivo de unir forças, esforços e vontades na defesa da democracia e da liberdade face à perigosa ofensiva do Governo PS/Sócrates, constituem importantes pontos de partida para um amplo e forte desenvolvimento da luta por Abril - uma luta que é de todos os democratas, de todos os homens, mulheres e jovens de esquerda, de todos os que vêem nos ideais de Abril a referência essencial do nosso futuro colectivo.

Na sua intervenção, Odete Santos citou o poeta Nazim Hikmet:

«Mas é em frente que vamos, não é verdade?
É em frente que vamos».

Exactamente: É em frente que vamos. Por Abril.

4 comentários:

André Levy disse...

viva. Tomei agora conhecimento do vosso blog, e irei colocar em breve um link no Jangada de Pedra. Bom trabalho!
(atenção que há letras trocadas no endereço (fronteiras.liberdades@gmail.com)

Anónimo disse...

É em frente que vamos!
E se assim fizermos isto vai, meus amigos, isto vai.

Anónimo disse...

Parabéns aos 50 e parabéns à nossa querida Odete. Estas duas iniciativas são importantíssimas. Onde é que se pode assinar o documento dos 50?

Fernando Samuel disse...

André Levy: obrigado pelas tuas palavras - e pela correcção ao endereço da «Fronteiras».
Tenho visitado a tua Jangada de Pedra: é pena que não estejas lá com maior (muito maior) frequência...
Um abraço.

Rui Silva: Pois é, Rui: «é em frente que vamos». E ninguém nos pára.
Um abraço.

Simão Forte: o documento dos 50 (e a possibilidade de o subscrever) está em: «www.liberdade-democracia.org»
Um abraço.