SINAIS DOS TEMPOS

O GOLPE


Os acontecimentos de Timor-Leste são bem o espelho da situação que hoje se vive no mundo.

Com a tomada de posse de Xanana Gusmão como primeiro-ministro, consumou-se o golpe de estado levado a cabo naquele país pelos governos dos EUA e da Austrália, tendo como homens de mão um grupo de lacaios timorenses dos quais se destacam o próprio Xanana Gusmão e Ramos Horta.

Depois de eleições em que um partido (a FRETILIN) é vencedor, o Presidente da República chama para primeiro-ministro o chefe do partido que ficou em terceiro lugar - e ao tomar tal decisão, tem a suprema desfaçatez de dizer que «o bem comum do povo timorense exige que sejamos tolerantes».

Por seu lado o governo dos EUA «apela a todos para aceitarem o novo governo». Se não... já sabem como é...

Xanana Gusmão, além de primeiro-ministro é, também, ministro da Defesa, ministro da Segurança e ministro dos Recurso Naturais. Reune, assim, todas as condições para servir integralmente os interesses dos que promoveram o golpe de estado e para reprimir os que a isso se opuserem.

E não tenhamos dúvidas que o fará sem hesitações. A coragem que lhe faltou para resistir nas prisões indonésias - onde se portou como um miserável cobarde - sobra-lhe, agora, para fazer o que for necessário enquanto agente dos interesses imperialistas.

De tudo isto ressalta, claro e inequívoco, o conceito de democraCIA das actuais classes dominantes.

E ressalta, também clara e inequívoca, a necessidade de prosseguirmos a luta pela democracia, pela liberdade, pela justiça social, pela paz e pela solidariedade entre os povos. Pelo futuro.

2 comentários:

Anónimo disse...

A LUTA CONTINUA!

Fernando Samuel disse...

Não tenhas dúvida, João: A LUTA CONTINUA!