O Grande Ditador

"Companheiros, não vos entregueis a seres brutos que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias, os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano, que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquinas! Homens é que sois! E com amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não fazem amar, os inumanos."


O Grande Ditador (The Great Dictator), em inglês) foi lançado pela primeira vez em 15 de Outubro de 1940 que satiriza em plena Segunda Guerra Mundial o Nazismo, o Fascismo e seus principais defensores no período, Adolf Hitler, interpretado por Chaplin e sob o personagem de Adenoid Hynkel, e Benito Mussolini, interpretado por Jack Oakie sob o personagem Benzino Napaloni.


Fonte: Wikipédia

3 comentários:

Anónimo disse...

Aqui fica um outro extracto do mesmo discurso:

«Hannah, escuta!, onde quer que estejas levanta os olhos. O sol vai rompendo as nuvens. Estamos a sair das trevas para a luz. Vamos entrar num mundo novo, um mundo melhor, em que os homens estão acima do ódio e da brutalidade. A alma do homem ganhou asas e o homem começou a elevar-se no céu, voa para o arco-iris, para a luz da esperança, para o futuro glorioso que te pertence, que me pertence, que pertence a cada um de nós, a todos nós.»

GR disse...

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela”
Charles Chaplin.

Um grandioso filme, feito por um magnífico homem!

GR

Anónimo disse...

É pelo sonho ...que lá chegaremos!
josé manangão