UM IMENSO ADEUS

ALEXANDRE BABO


A morte de Alexandre Babo era esperada: a idade avançada e, especialmente, o seu estado de saúde nos últimos tempos, tornavam-na previsível.
Mas dói muito ver partir um amigo, um camarada, que fez da sua vida uma entrega generosa aos valores da liberdade, da democracia, da justiça social - um Homem vertical, um lutador coerente e solidário; um Homem da Cultura que deixa o seu nome ligado à criação de importantes associações culturais e a uma obra literária de reconhecidos méritos.

Aqui recordamos hoje, sentidamente, o camarada Alexandre Babo.
Militante do PCP, ele esteve sempre com o Partido. Sempre: nos bons como nos maus momentos:

no tempo sombrio do fascismo, dando, desde muito jovem, o seu contributo corajoso e entusiástico ao Socorro Vermelho, ao Bloco Académico Antifascista, ao MUD, ao Partido - e, como advogado, defendendo combatentes da liberdade nos sinistros tribunais fascistas;

no tempo luminoso de Abril, integrando a luta da classe operária e das massas, participando na festa e na alegria colectivas das grandes conquistas revolucionárias;

neste tempo, outra vez sombrio, da contra-revolução que tudo tem feito para destruir tudo quanto de positivo e progressista Abril nos trouxe e que, por isso, coloca novas dificuldades à luta que travamos.

Saudamos o camarada Alexandre Babo - sempre com o Partido:

reforçando-o com a sua militância abnegada e lúcida;

defendendo-o dos inimigos declarados que tudo têm tentado para verem cumpridos os seus vaticínios sobre «o declínio irreversível e a morte do PCP»;

defendendo-o desses outros inimigos que, nascidos e criados no interior do Partido, se passaram para o outro lado da barricada, e para esse destino o quiseram arrastar.

Alexandre Babo: sempre como o Partido, com este nosso PCP - Partido Comunista Português, partido revolucionário, marxista-leninista, que, estando presente nas lutas de todos os dias, não desiste de lutar pelo seu objectivo maior: a construção de uma sociedade livre, justa, fraterna, solidária, liberta de todas as formas de opressão e de exploração.

Para Alexandre Babo:
a amizade, a camaradagem, a admiração.
Um imenso adeus.

A certeza de que a luta continua.

6 comentários:

samuel disse...

Um grande, grande abraço, Alexandre!

Maria disse...

Deixo um abraço, e saio devagarinho...

GR disse...

A maior homenagem que podemos fazer ao camarada é, seguir o seu grande exemplo de militância e de lealdade para com o Partido.
Deixa a memória e muita saudade.

GR

Fernando Samuel disse...

Samuel, Maria, GR: Saudações fraternas.

Muitos camaradas e amigos passaram, hoje, pela capela mortuária da Parede, para uma última homenagem ao Alexandre.
O funeral será amanha. às 12 horas, para o cemitério do Alto de S. João.

A luta continua.

Anónimo disse...

Para o Alexandre
O meu abraço do tamanho do Mundo,e agarantia de iremos seguir o seu exemplo e a sua dedicação ao nosso PARTIDO.
josé manangão

Fernando Samuel disse...

josé manangão: lá deixei ao Alexandre - hoje, no Alto de S. João - o teu abraço e a tua garantia.

A luta continua.