HIPÓCRITAS

REPRESSÃO MASCARADA


Que fumar faz mal à saúde, sabem, melhor do que ninguém, todos os fumadores - ou ex-fumadores, como é o meu caso.
Que todos os que fumam devem esforçar-se para deixar de o fazer, é também uma evidência.
Outra coisa, porém, é tentar eliminar os fumadores através de medidas repressivas, como é o caso da lei contra os fumadores que amanhã entra em vigor.

Trata-se de uma lei repressiva, com a agravante de estimular a delacção em geral, a delacção entre companheiros de trabalho - e, até, entre familiares.
Trata-se de uma lei fundamentalista, que visa dividir os portugueses em «fumadores» - os maus, os pecadores... - e «não fumadores» - os bons, os puros... e incentiva o confronto entre os «maus» e os «bons», desviando-os, assim, do confronto essencial que deve preocupar a imensa maioria de fumadores e não fumadores: o confronto com a política de direita que afronta os direitos e interesses da quase totalidade dos portugueses.
Trata-se, por tudo isso, de uma lei que nos traz à memória tempos passados e que não queremos que voltem.
Trata-se, enfim, de uma lei repressiva mascarada de boas intenções.

O Governo justifica esta lei invocando a sua preocupação com a saúde dos portugueses.
Ora, como a realidade nos mostra todos os dias, a política de saúde deste Governo constitui, ela sim, a maior e mais perigosa ameaça à saúde dos portugueses.
E só uma desavergonhada hipocrisia pode levar um Governo que segue o princípio de «quem quer saúde, paga-a», a sustentar esta lei nessa pretensa preocupação.

Há dias, um jornal anunciava, em manchete: «Governo corta 330 milhões na saúde». Isso significa mais encerramentos de hospitais, de centros de saúde, de serviços de urgência, de maternidades - e mais aumentos dos preços dos medicamentos.
Estas são, de facto, as «preocupações» do Governo quanto à nossa saúde.

3 comentários:

GR disse...

Se fumar mata, votar no ps mata mais e as pessoas continuam a votar!

Não sei os resultados desta lei repressiva e acéfala, como qualquer lei deste desgoverno!
Se é tão fácil pôr os portugueses a não fumar, porque não fazem o mesmo com o álcool ou droga?
Fumo e fumarei, sabendo conscientemente os riscos contra a minha saúde! Contudo, irei ver muito cafés a fechar! Na minha terriola, a maioria não ligou pevide às leis anti-tabaco! também não os vi lutar contra a lei!
Tentarei, não prevaricar. Porém, se alguém se armar em “pide” e me acusar por estar a fumar, tão certo como estar a escrever isto, apago o cigarro na testa do dito!

GR

Anónimo disse...

Já fumei e deixei de o fazer por duas vezes. Hoje só de pensar em fumar fico enjoado. Esta lei, todavia, é hipócrita ao falar na defesa da saúde já que este governo mata todos os dias com os serviços de saúde que nos rouba. Aos fumadores quero dizer que há cidadãos que, após um avc, ficam afónicos com qualquer fumo incluindo o do tabaco. Este problema seria resolúvel com educação e jamais com repressão.

Fernando Samuel disse...

gr: não apagues cigarro nenhum na testa de ninguém... A meu ver, a melhor resposta a dar a esta lei fundamentalista é prosseguir, com cada vez mais força e intensidade, a luta contra a política de direita com que este governo flagela os trabalhadores, o povo e o País.
Um beijo amigo.

antuã: essa é, também na minha opinião: a hipocrisia que está por detrás desta lei.
Um abraço amigo.