NA MORTE DE SUHARTO

QUE A TERRA LHE SEJA PESADA


Morreu Suharto! Finalmente!
Infelizmente, sem ter sido julgado e condenado pelos crimes que cometeu.

Da acção desta besta sanguinária durante os mais de 30 anos (1967/1998) em que oprimiu e reprimiu o povo indonésio, pode dizer-se que ela se traduziu numa barbárie.
Não cabe no espaço de um post a referência pormenorizada à sucessão de crimes cometidos pelo facínora Suharto.
É indispensável, no entanto, referir a invasão e ocupação de Timor-Leste, por ele ordenada, com o apoio dos EUA, em 1975 - e que provocou a morte de cerca de 200 mil pessoas.

Da mesma forma, constitui um imperativo incontornável relembrar o massacre de comunistas, perpetrado no decorrer e na sequência do golpe com o qual Suharto - com o decisivo apoio da CIA - derrubou o regime do general Sukarno, em 1967.

Em 1967, o Partido Comunista Indonésio (PKI) contava com mais de 2 milhões de militantes e tinha uma forte influência junto de amplas camadas da sociedade indonésia.
Por isso - e porque era o PKI - ele foi o alvo prioritário do ódio dos golpistas chefiados por Suharto e orientados pela CIA - uma acção que a CIA, como se nada tivesse a ver com o assunto, classificou de «um dos piores massacres em massa do século XX».

Na base de listas de nomes e moradas fornecidas pela CIA aos golpistas, mais de 500 mil militantes comunistas foram assassinados no decorrer da concretização do golpe.
Nos dias e meses seguintes, a matança prosseguiu: às ordens de Suharto, mais de um milhão de militantes do PKI foram assassinados e centenas de milhares enviados para «campos de trabalho» - onde dezenas de milhares permaneceram durante mais de 20 anos.

Sublinhe-se que a acção de Suharto entre 1967 e 1998 foi, de princípio ao fim, apoiada pelos vários governos dos EUA - naturalmente, em nome da «democracia, da liberdade e dos direitos humanos»...

Aqui fica a sentida homenagem do Cravo de Abril aos camaradas indonésios assassinados e presos por Suharto e pela CIA.

5 comentários:

Crixus disse...

É fundamental a denuncia deste tipo de criminosos, e daqueles para quem trabalhavam (CIA, Kissinger, Nixon). Pois os entedidos, são tão hábeis a reescrever a História, como a esconder o que não lhes interessa.

Um abraço

samuel disse...

Parabéns pelo post!
Já tive o cuidado de igualmente me despedir "condignamente" da besta.

(O comentário anterior era este, mas foi apagado acidentalmente).

Abraço.

GR disse...

Que a terra lhe seja muito pesada, porém,não será tanto quanto o sofrimento de todas as vítimas desta sanguinária barbárie.
Mais um excelente post que deverá ser enviado para que todos possam ler a verdade dos factos.

GR

Anónimo disse...

Continua a haver criminosos deste tipo que até querem dar lições de "democracia". Teremos que arranjar forma de os desmascarar.

Fernando Samuel disse...

crixus: a reescrita da história é, hoje, uma das principais linhas da ofensiva ideológica do capitalismo, o que exige da nossa parte uma constante acção de esclarecimento.
Abraço amigo.

samuel: obrigado pela visita.
Abraço amigo.

gr: por muito pesada que lhe seja a terra, nunca apagará o sofrimento das vítimas do carrasco.
Beijo amigo.

antuã: quanto mais violam a democracia, em actos, mais louvam a «democracia», em palavras.
Abraço amigo.