Sou parte desse mundo da ternura!


Ontem, durante o relato da sua história de vida que eu recolhia no âmbito de uma investigação que desenvolvo sobre Reforma Agrária em Ervidel (Aljustrel), esta mulher, oitenta e sete anos marcados nas rugas e na voz - bem como na ternura que só tal idade pode acarretar - , disse-me com os olhos embargados na brasa da comoção! " Sou comunista! Comunista. Comunista!" E eu senti como também o extremo da ternura ata o estômago numa comoção profunda. Quando de lá saí, trazendo comigo ainda mais a Etelvina no coração, soube que o legado das gerações é muito mais que o possível peso de alguma responsabilidade maior. É, acima de tudo, uma partilha de experiências e de lutas que só a ternura pode compreender. E saí roendo as esquinas do meu sentir. Dizendo aldeia, campos fora: «eu também Etelvina! Também sou! Também me incluo nesse mundo de meiguice que me deste hoje! Tão funda... mas tão funda que me pergunto: como pode ser possível, depois de uma vida com tanta pancada?» Agora percebo um pouco melhor o coração dos Homens bons. Obrigado!

7 comentários:

Anónimo disse...

quero deixar bem claro que sou comunista!
o comunismo e mais do que o jogo politico partidario actual.
o ser que se auto avalia como comunista deve comecar por por o partidarismo obrigatorio em questao .
deve modernisar-se e tornar a ser humano.
pois bem meus senhores,e perguntam-me se me refiro ao partido?
nao!
o partido esta a descaracterisar-se e a sectarisar-se .como?
a luta deve de ser luta nao um codigo de conduta e de culto de personalidades seja ele de adoracao seja de difamacao
ese e o jogo da direita.
ser comunista e intervir em prol de causa comum nao em odios causados.
com isto devo dizer camaradas o ataque pessoal fica-nos muitissimo mal.
lutemos e unidos venceremos.

João Filipe Rodrigues disse...

Amigo,

Aljustrel está próximo, podes crer que que sim.

Abraço enorme.

Anónimo disse...

Um abraço, camarada e vizinho.
Quanto ao que, em comentário a despropósito deste post, um anónimo veio dizer, quero chamar a atenção para esse e outros despropósitos.
"Sou comunista"! Quantas vezes o ouvi? Mas o que é ser comunista? Basta julgar-se que o é para o ser?
Serei o que sinto que sou, que sou o que quero ser?
Não que venha pôr em dúvidas que aquele anónimo seja comunista. Não porque o diz ou porque o quer ser, mas porque tem uma concepção de vida e de homem e porque luta por ela.
Quanto aos "ataques pessoais", essa é outra questão: é a necessidade de um comunista não se deixar confundir e dever denunciar (o que não é atacar pessoalmente!) de que lado, ao lado - ao serviço -de que classe, estão alguns protagonistas cuja intervenção na vida social serve para confundir, para tudo baralhar, para adiar as tomadas de consciência.

Anónimo disse...

Não à machado que corte, a raiz ao pensamento!
Vozes ao alto, vozes ao alto unidos como os dedos da mão!
A LUTA É O CAMINHO!
josé manangão

GR disse...

Antonio Lains Galamba,

Mais um belíssimo texto.
A simplicidade das palavras e a profundidade das questões, faz-me pensar na sinceridade da afirmação da querida camarada Etelvina!

Ontem como hoje é difícil ser comunista mas é com muito orgulho, toda a convicção e dedicação que o somos!
Desde 1921 que o PCP lutou em “prol” da classe trabalhadora. Quem durante 48 anos mais foi assassinado, torturado e agrilhoado que os comunistas? Sempre por uma causa comum, por um melhor futuro para a Classe Trabalhadora, por um Portugal com melhor. A nossa conduta sempre foi solidariedade, fraternidade, honestidade, trabalho, coerência, competência….
Travamos batalhas, lutamos contra marés, trabalhamos muito com a convicção que conseguiremos um futuro melhor. Reconheçamos que o nosso Partido (todos nós) muito tem conseguido para travar o capitalismo desenfreado, das sucessivas políticas de direita. Não é fácil, mas como dizia o poeta “Quem luta, nem sempre ganha, mas quem não luta, perde sempre!" nós lutamos e lutaremos!
Tento ter uma atitude comunista em casa, no trabalho, com os amigos, na rua, no Partido. Ter uma conduta que dignifique o Partido que tudo me (nos) deu.Muito ainda tenho que aprender!
Tento e quero ser como a Etelvina; “olhos embargados na brasa da comoção!” e dizer: “Sou Comunista! Comunista, Comunista!”.

Anónimo,
Reflecte no teu comentário. Não merecemos palavras assim.
Permite-me só mais uma palavra, sempre que te refiras ao nosso Partido deverás escrever com letra maiúscula (P). É um Partido com História e muita Dignidade.

GR

Fernando Samuel disse...

Este texto é muito belo: parabéns, meu amigo. Abraço grande.

gr: deixa lá, afinal o «anónimo» escreveu quatro palavras certas: «lutemos e unidos venceremos»...

Anónimo disse...

Para lutarmos unidos é indispensável estarmos organizados. A nossa desorganização seria a delícia do patrão.