Feliz aniversário SLB

Aos 104 anos de gloriosa idade continuamos a ver-te crescer. Fazendo história, marcando a história e contando pequenas histórias ao coração daqueles que te apoiam.

Celebrar 104 anos como o clube com mais associados de todo o mundo é um facto importante. Tão importante que não passa esquecido e fica registado no famoso livro do Guiness. Todos reconhecem a grandeza desta instituição que teve, tem e terá um papel determinante na competição desportiva em Portugal.

O futuro deveria olhar para o passado risonho. O passado e pluribus unum!. As famílias que, em tempos, se deslocavam em excursão ao estádio; os sócios que participavam activamente nas votações e assembleias; os miúdos e miúdas que praticavam desporto e a importância na formação desportiva de milhares desses jovens, tudo em prol da paixão do desporto. Morre a 10 de Fevereiro de 2000. O presente não resistiu e pariu uma máquina económica.

Mas, seja como for, o desporto português está de parabéns porque o clube Benfica faz 104 anos de história dia 28 de Fevereiro.

Texto actualizado.

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

João: vou contar-te uma dessas muitas histórias de que é feito o nosso Benfica: no início dos anos 50, o então Presidente do Clube - Joaquim Ferreira Bogalho (grava este nome!) - decidiu que era tempo de o Benfica ter um estádio seu, o que nunca tinha acontecido até aquela altura. Só que não havia dinheiro... Então, o Presidente fez um apelo a todos os benfiquistas para contribuirem, cada um conforme as suas posses, para construirmos o nosso Estádio. E assim se fez uma campanha de fundos à escala nacional: foi bonito: ,mealheiros gigantes colocados por todo o lado: na Sede do Clube, na Feira Popular, no Campo Grande, eu sei lá, o jornal do Benfica publicava longas listas de nomes correspondendo a contributos individuais; o Clube fazia rifas umas atrás das outras - e nós comprávamos as rifas e oferecíamo-las ao Clube; depois foi a «campanha do cimento»: era necessárias não sei quantas toneladas de cimento para que o estádio fosse inaugurado no ano em que o Benfica fazia 50 anos: 1954 - e conseguiu-se o cimento. E o Estádio da Luz, belo como o são todas as coisas construídas com amor, foi inaugurado mesmo à hora: no último mês desse ano de 1954.
Inaugurado à maneira benfiquista desses tempos, ou seja, inaugurado em primeiro lugar, por quem o construíu - no sentido literal da expressão - já que o Presidente Joaquim Ferreira Bogalho decidiu, e toda a gente esteve de acordo, que os primeiros a pisar o relvado do nosso Estádio, nesse dia de inauguração, fossem os operários que o haviam construído. E assim foi!
Diz lá: achas que isto teria sido possível em qualquer outro clube de Portugal ou do mundo?

Obrigado por teres lembrado este dia.

GR disse...

Depois da narração do Fernando Samuel tão cheia de dignidade, alegria e sempre a solidariedade, neste caso desportiva.
Depois de ter lido o 1º e 3º parágrafo do João Filipe, restam-me duas coisas.
Avisar O Castendo para se associar à v/ festa e dar os meus Parabéns.
104 anos é um clube com história!
PARABÉNS!

GR

Anónimo disse...

Caro Fernando Samuel:

Apreciei bastante da apologia histórica do grandioso e épico percurso do Benfica, em particular nos anos 50. De referir um facto interessante: foi no dia 28/02/1904 que na Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, foi fundado o Grupo Sport Lisboa (primeira designação), por iniciativa de jovens do bairro de Belém e de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa; A reunião foi relativamente rápida e, após a formalidade, o grupo foi treinar-se. Encontraram-se 24 entusiastas: Cosme Damião e mais 23. Aliás em homenagem a este Senhor existe em frente ao Centro Colombo uma praça com o seu nome, mesmo junto ao mítico Estadio da Luz.

Como diz o hino do benfica: "Ser benfiquista é ter na alma a chama imensa que nos conquista e leva à palma a luz intensa, do sol que lá no seu céu risonho vem beijar, com o orgulho muito seu, as camisolas berrantes, que nos campos a vibrar, são papoilas saltitantes"

GLORIOSO SLB

Fernando Samuel disse...

a.leitão: de muitas pequenas histórias é feita a história grande do Glorioso SLB. «Ser benfiquista» é mesmo isso...
Um abraço benfiquista.