Primeiro número do Avante!


A 15 de Fevereiro de 1931, na sequência da reorganização de 1929, foi publicado o primeiro número do Avante!, órgão central do Partido comunista Português.

Assim se inicia uma gloriosa caminhada que fará do Avante! um dos exemplos mais notáveis da imprensa operária clandestina de todo o mundo.

Nos seus primeiros dez anos de existência o Avante! sofre as consequências quer da forte ofensiva da repressão fascista quer da insuficiente preparação do Partido para fazer frente a essa ofensiva - nesse período de tempo, a sua publicação é interrompida cinco vezes. No entanto, em 1935 o órgão central do Partido é publicado regularmente todos os meses e, entre 1936 e 1938, sai semanal­mente, chegando a atingir tiragens de 10 mil exemplares.

Com a reorganização de 1940-1941, o Avante! estabiliza a sua publicação: de Agosto de 1941 até ao 25 de Abril de 1974 é publicado regularmente, sempre composto e impresso no interior do Pais, afirmando-se internacionalmente como o jornal que durante mais tempo resistiu com êxito à clandestinidade.

Ao longo dos seus quarenta e três anos de vida clandestina, o Avante!, enquanto órgão central do PCP, desempenhou um papel importante e singular. A sua acção na difusão das orientações, análises e objectivos do Partido, na agitação e propaganda, na preparação ideológica, na organização, no esclarecimento, na mobilização e consciencialização dos trabalhadores para a luta, no combate pela unidade de todos os antifascistas - fez dele um instrumento indis­pensável de consulta para quem queira conhecer a história do povo português nesse período.

O mesmo se pode e deve dizer da intervenção do Avante! no período posterior ao 25 de Abril de 1974, no decorrer do qual ele prosseguiu o seu papel de órgão central do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores.

Nos dias e meses que se seguiram ao derrubamento do fascismo, o Avante! foi a voz das massas em movimento - das massas conquistando a liberdade, exercendo-a; avançando para as grandes conquistas revolucionárias; dando os primeiros passos na construção de uma democracia avançada que viria a ser consagrada na Constituição da República Portuguesa, aprovada em 2 de Abril de 1976.

No tempo que se lhe seguiu - os trinta anos de política de direita - o Avante! tem sido o singular porta-voz das lutas dos traba­lhadores e do povo português contra essa política e por uma alternativa de esquerda.

Também, naturalmente, em relação à vida e à actividade partidárias, o Avante! desempenhou, ao longo dos seus 75 anos de vida, um papel de extrema relevância, quer informando sobre a actividade, as posições e as orientações partidárias, quer dando o seu contributo para o reforço e a defesa do Partido e para a compreensão da sua relação dia­léctica. O seu papel no combate à acção dos grupos fraccionistas que, a partir de 1987, tentaram a liquidação do Partido, revestiu-se de enorme importância.

E da mesma forma que não é possível fazer a história de Portugal sob o regime fascista sem consultar o Avante!, só consultando-o é possível escrever com rigor sobre a revolução de Abril e a contra-revolução que lhe sucedeu e está ainda em curso.

Texto retirado do livro: 85 momentos de vida e luta do PCP - Edições Avante!

7 comentários:

GR disse...

É sempre com grande entusiasmo que o lemos à quinta-feira.
Um testemunho vivo de que é possível através de um jornal estarmos informados, com verdade e honestidade.
Porém, o AVANTE! não é um mero jornal. Como já foi aqui referido é, o Órgão Central do Partido Comunista Português. Por ele tantos camaradas foram torturados.
Reforcemos a venda e a leitura do Avante!

Viva os 77º Aniversário do Avante!

GR

Fernando Samuel disse...

PARABÉNS AVANTE!

A LUTA CONTINUA!

Anónimo disse...

Uma referência na luta contra a injustiça. Um referência na luta constante por uma sociedade mais justa e igualitária.
Parabéns Avante!

Anónimo disse...

Avante!

Anónimo disse...

Avante! O jornal da verdade.
Parabéns!

Anónimo disse...

Quém sou eu, para dizer o quê sobre o AVANTE!
Se quando ele nasceu, eu tinha apenas 11 anos, e daí para cá... quantos camaradas deram a vida por ele!Felicito os seus dois ultimos directores, Antonio Dias Lourenço e José Casanovae presto a minha homenagem, a todos que fizeram do AVANTE, o arauto, dos oprimidos e explorados, em Portugal e no mundo.
VIVA o AVANTE!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGU
ÊS
uM ABRAÇO
josé Manangão

Pedro Antunes disse...

Viva o Avante...
Viva os trabalhadores portugueses,
Viva os Comunistas Portugueses,
E a luta continua... :)

Gostei do post, e aproveitei-o para o LA. São datas como estas que gosto de comemorar, que ao contrario dos dias Festivos Tradicionais que estão afundados pelo espírito do consumismo e pelo sistema económico desumano.

Parabéns pelo blog… vou seguir com mais atenção…

Cumprimentos.