Eu vi Abril! Eu vi, eu vi eu vi...!


E abraços, e beijos e lágrimas! E bandeiras, e gritos e fúria! E razão, e sonho e tudo! Eu vi, eu vi eu vi aquele mar vermelho encher as ruas e os corações operários! Eu vi e corri junto desse rio até ao rossio, pátria dos poetas, para erguer alto o querer e a bandeira vermelha! Uma foice, um martelo, e um abraço maior que os braços de todos juntos, na simbiose que sonhámos e que Abril trouxe, e que o amanhã trará! Eu gritei ruas fora PCP PCP PCP PCP PCP... E o Largo do Carmo foi outra vez Largo suficiente e acolhedor para as crianças brincarem nalguma distracção dos pais! E o Carmo cumpriu-se e não ruiu, e bibes só vi alguns que os outros estavam disfarçados nos olhos brilhantes dos adultos que gritavam PCP PCP PCP... Eu vi camaradas! eu vi! Punhos altos, altivos, orgulhosos, mostrando a Lisboa e ao mundo que cada vez que o fascismo ataca, o coração dos homens bons resiste e metamorfoseia-se nas bandeiras rubras do meu Partido! Eu vi camaradas, eu vi... e chorei nos braços de muitos camaradas. E abracei muitos punhos meus irmãos! PCP PCP PCP era um exército de homens e mulheres livres. Armados apenas de sonho e de razão! PCP PCP: PAZ PÃO EDUCAÇÃO SAÚDE HABITAÇÃO. PCP PCP PCP... e depois, exausto, adormeci tranquilo...


(foto: Bia Rainha - Comunista do Bairro Mineiro de Vale de Oca, Aljustrel! Sempre presente! - Foi uma honra e um orgulho correr as ruas de Lisboa abraçado contigo!)

11 comentários:

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui.

SAUDAÇÕES

caminhante disse...

roubei a foto da nossa "BIA" que como as outras moças lá da vila tão sempre presente.
E tu e o Fernando escrevem a Fotografia da Marcha com todas as cores, grande PARTIDO, ena tantos jovens num partido de velhos, Temos futuro.
um abraços a todos

Anónimo disse...

Velhos em bom estado, com gaarantia dos novos, esses para durar.
A experiência aliada á força da juventude, solidificam ABRIL!
Junta a tua á nossa voz, vamos continuar ABRIL!
Abraço
José Manangão

Crixus disse...

Eu cá fiquei tão emocionado que custei a adormecer. Foi lindo ver tantos camaradas e tanto entusiasmo

Maria disse...

É este Cravo de Abril que não pode murchar nunca. Nas vossas mãos depositamos nós, os mais velhos, toda a confiança para continuarem o trabalho, depois de nós....

Beijos

GR disse...

Também vi Abril cheio de cor, de sorrisos e alegria.
Porém, camarada, o teu sentir é hoje muito mais importante que o meu.
Eu estou no Outono da vida e tu, na Primavera de Abril.
Abril está em boas mãos. A Juventude irá dar continuidade à Luta que os nossos camaradas Resistentes encetaram.
Vou adormecer tranquila!

Um bj,

GR

Anónimo disse...

Oh camarada Galamba, estou sem palavras! Para mim é uma honra ter-te aqui na nossa vila mineira! Obrigado por seres assim e por poder lutar ao teu lado!
E a foto da nossa Bia, magnifica! Vou fazer o mesmo que o meu querido camarada já fez e vou "roubá-la"! E para esse grande camarada mais velho um grande beijinho da moça da vila.
Hasta Siempre!

Anónimo disse...

Forma extraordinária de descrever uma realidade incontornável:
Os Comunistas estão na luta e são a força motriz da transformação que se exige!
E estão na luta com a sua convicção e alegria de sempre, movidos pela certeza de que é justa a luta que travam e de que é possivel e inevitável a construção
de uma outra sociedade que não esta que nos vendem. Uma sociedade mais democrática, mais justa, mais igual e mais solidária.
Se dúvidas haviam, a Marcha também reafirmou de forma clara que SOMOS EFECTIVAMENTE MUITOS MIL PARA LUTAR E DEFENDER ABRIL.
Provou também que o sonho tem um Partido. Esse Partido é o PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS!
Parabéns pelo texto. Excelente!
Um abraço

samuel disse...

Só não viu quem não quis!

Abraço.

Anónimo disse...

também adormeci tranquila, ainda de pele arrepiada e ecos na cabeça de tantas palavras que se fizeram ouvir por becos e ruelas, largos e praças daquela cidade... eramos muitos, muitos mais do que cinco mil corações de Abril unidos...
obrigado BIA RAINHA por estares presente com essa tua força e voz afinada/ espigaçada que não deixa ninguém indiferente...
Obrigada António pela tua sabedoria e entrega a causas valiosas que tanto me ensina...
bjs
Angela

Ana Loura disse...

Eu também vi, abracei, chorei e gritei PCP PCP... nesse MAR RUBRO palpitante de vida e razão

Abraços


Algumas fotos no "Mulheres de Atenas"