Faleceu Rogério Ribeiro

Faleceu hoje Rogério Fernando da Silva Ribeiro. Nascido em Estremoz em 1930, destacado professor e artista plástico, Rogério Ribeiro abraçou desde jovem a luta antifascista pela liberdade e a democracia.

Rogério Ribeiro é uma das figuras maiores da arte portuguesa. Excepcional e multifacetada personalidade criadora, ao legado da sua imensa obra plástica junta-se o do seu incansável trabalho de construtor e dinamizador cultural, o do pedagogo entusiasta, o do combatente político pelas causas da emancipação humana, o do resistente e dirigente comunista. Sendo certamente uma das mais destacadas e originais personalidades criadoras enraizadas no movimento neo-realista, a sua obra é uma riquíssima e complexa construção e reflexão sobre o devir humano, sobre o seu tempo e sobre uma humanidade em certos aspectos intemporal. Nas nossas memórias visuais ficarão para sempre gravadas as suas ilustrações para o livro «Até amanhã camaradas» de Manuel Tiago.

Num dos seus testemunhos mais importantes e também um dos mais comoventes, Rogério Ribeiro falou da importância da Revolução de Abril na sua obra, não como um momento de viragem, mas como período em que a urgência histórica requeria toda a atenção criadora. Rogério Ribeiro que ao longo de toda a vida foi um trabalhador incansável realiza a partir dos anos 70 uma obra de amplitude e riqueza criadora incomparáveis atingindo um reconhecimento internacional significativo.

Destacado participante nas lutas do MUD Juvenil e nas lutas estudantis de 1962, Rogério Ribeiro estabeleceu contactos com o PCP desde 1953, tendo a ele aderido em 1975. Preso pela PIDE em 1958 vê-lhe negada a autorização para exercer o cargo de assistente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Rogério Ribeiro que foi membro do Comité Central do PCP desde 1983 até Dezembro de 1992, deu durante três décadas uma elevada contribuição para a concepção e realização da Festa do Avante, da qual foi membro da sua comissão organizadora e para muitas outras realizações do Partido, das quais se destaca a exposição comemorativa dos 60 anos de vida do PCP.

8 comentários:

Fernando Samuel disse...

Perdemos um Camarada, um Amigo, um Grande Artista Plástico.

Para o Rogério aqui deixo o meu Imenso Adeus de Amizade, de Camaradagem, de Admiração.

GR disse...

Logo agora que estavamos tão contentes com as movimentações de grandes Lutas, o Aniversário do Partido...
Parece que não temos direito a sermos felizes.

O meu mais profundo pesar.
A Obra permanece com ele.

GR

samuel disse...

Grande figura, grande artista.

Um grande abraço e "até amanhã..."

Anónimo disse...

Nós não deixamos que os nossos morram,lembrá-los-emos sempre, e o camarada Rogério Ribeiro deixou-nos bastantes motivos para que isso aconteça!
José Manangão

João Filipe Rodrigues disse...

Caros,

O corpo de Rogério Ribeiro estará em câmara ardente a partir das 19h00, terça-feira, no Palácio das Galveias, no Campo Pequeno, em Lisboa.

O funeral partirá dia 12, Quarta-feira, pelas 17h30, do Palácio das Galveias rumo ao cemitério do Alto de São João onde o corpo será cremado pelas 19h00.

Anónimo disse...

Até os mortos vão ao nosso lado!...

Antonio Lains Galamba disse...

ate amanha camarada. Venham ver o monumento à mulher que o rogério fez para beja, cidade que orgulhosamente o ostenta. Uma das ultimas obras, se nao mesmo a ultima. linda. «eterna» como todas as outras. um grande adeus a um dos meus camaradas. e um dos meus artistas plasticos favoritos. tenho-o comigo. no coração e no quarto, na serigrafia mais bonita que possuo. uma bicicleta, dois camaradas, rompendo a longa noite fascista. Enquanto há força no braço que vinga...!!!

Ana Maria Teixeira disse...

Toninho, essa serigrafia é lindissima! Essa e todas as outras. Cabe-nos a nós eternizar na nossa memória e na das gerações vindouras, tal grande obra, tal grande Homem, tal grande Camarada.