GATO ESCONDIDO...

Com este post, pretendo apenas não deixar passar sem um comentário a peça de propaganda política disfarçada de notícia, vinda a público na última edição do Sol - peça cujo autor já por aqui passou: «Manuel Agostinho Magalhães (MAM), simpatizante (pelo menos...) do BE».
Escusado será dizer que nada tenho contra as simpatias partidárias de MAM, legitimíssimas fossem elas quais fossem: o que contesto é que ele, apresentado como jornalista de um jornal que se diz isento, apartidário, imparcial, e etc., utilize essa condição para fazer propaganda a favor do seu partido, o BE, e contra outro partido, o PCP.

Mas vamos aos factos: na primeira página do Sol, em letras garrafais, pode ler-se:
«ASAE vigia Festa do Avante!» - e, em letras mais pequenas:
«Agentes da ASAE foram à Quinta da Atalaia e obrigaram a reformular stands e pavilhões de restauração que não cumpriam as regras. Este ano a festa do PCP não terá delegação de Angola».
Como se vê, a preocupação do propagandista é a de destacar o negativo - e, mesmo assim, deturpando e manipulando a verdade, já que, como lhe foi dito, a direcção da Festa manteve um contacto estreito com responsáveis da ASAE com os quais foi acertando o que era ou não era necessário alterar; e a delegação do MPLA, como ele também sabia, não iria estar na Festa por impossibilidade resultante de o partido estar intensamente empenhado no processo eleitoral que ali decorria.
Omitindo estes aspectos, MAM subverteu a verdade, ou seja, mentiu - mentira de primeira página, registe-se.

Lá dentro - na página aparentemente dedicada ao PCP e à Festa - o propagandista volta a mostrar o que vale.
Eis o insólito título, à largura de toda a página:
«Contra o Bloco, Avante!»; e o ainda mais insólito sub-título:
«A luta pela liderança da esquerda está ao rubro entre o PCP e o BE. Os comunistas abriram as hostilidades e têm a próxima palavra na Atalaia».

A que propósito vem isto?: a despropósito de um artigo de José Manuel Jara, publicado no Avante! da semana passada - um excelente artigo, aliás, cuja leitura recomendo - onde o autor, desfaz em cacos o «neo-reformismo de fachada socialista» do BE, a partir de factos concretos e declarações concretas dos seus líderes máximos.

Ao que parece, o artigo incomodou esses líderes e os porta-vozes do partido, entre eles o fidelíssimo MAM - que viu no texto de José Manuel Jara, vejam bem!, o desencadear de uma ofensiva do PCP pela «liderança da esquerda», tanto mais que, vejam bem!, o artigo tinha um título «provocador» e ousava «contestar o carácter marxista e revolucionário» do BE.
Assim, o prestimoso propagandista correu a ouvir opiniões de dois outros porta-vozes do seu partido - por sinal, ambos ex-membros do PCP e integrantes do conhecido núcleo dos «rachados»...
Estes, como MAM esperava, disseram o piorio do artigo de José Manuel Jara - curiosamente, e sem disso se aperceberem, confirmando o texto que criticaram...
Não contente - e certamente ansioso por mostrar mais trabalho aos seus líderes - MAM «descobriu» ainda que as «hostilidades» do PCP iriam ter um momento alto, vejam bem!, no decorrer da Festa do Avante! - seria mesmo, previsivelmente, o tema dominante da Festa...

Estamos, assim, perante mais uma daquelas peças «jornalísticas» que constituem autênticos gatos escondidos com o rabo de fora, e em que o propagandista, fingindo falar do PCP, atacando-o, o que faz é uma descarada propaganda ao BE.
Não nos esqueçamos que estes rapazes são os tais que se anunciaram como os modernos protagonistas de uma nova forma de fazer política...

15 comentários:

samuel disse...

Uma nova forma de fazer política... velha.

Crixus disse...

Sinceramente a ultima coisa de que me lembrei na Festa foi desse grupelho de esquerdistas (que de facto o texto de Jose Manuel Jara desmascara completamente), e não me apercebi que afinal era uma iniciatiiva anti-BE. Mas... afinal de contas estamos a falar do "Sol"...

Anónimo disse...

É fundamental a leitura frequente do "Avante", só assim podemos limpar a lama que a corja nos atira para os olhos. Por outra parte, falta fazer referência aos proprietários de tão manipulador periódico, o sol, pertença do grupo BCP, a antítese do PCP!

Anónimo disse...

Continuamos a ser muito "meigos" com os BEbés. É tempo de chamar os bois pelos seus nomes - e os boys também.

Anónimo disse...

Eles lá sabem porque mentem, só que o povo não é (troxa)e sabe quem está do seu lado, com a sua luta, o BEs é um grupo de joves palrradores com uns velhos ainda verdes à mistura!

Anónimo disse...

F.Samuel
Já me esquecia!
Eu li o artigo do José Manuel Jara no Ávante, e achei magistral.

Anónimo disse...

Camarada,

Parabéns por mais um esclarecedor post.
Não tive a oportunidade de ler a notícia do MAM sobre a Festa do Avante!, mas pelas tuas palavras vejo que não é recomendável. No entanto, li o artigo sobre os BE's no jornal Avante!, de J. M. Jara, um excelente artigo que põe a nú o esquerdismo pequeno burguês do BE, que não conseguem disfarçar a sua forma de fazer politica: caceteira,trauliteira, demagógica, anti-democrática.

Cumprimentos

Mário Figueiredo

Anónimo disse...

Era o que faltava!... O partido fzer do Blogue erótico motivo para a Festa do Avante!...

Ana Camarra disse...

Fernando Samuel

De facto os nossos meios de comunicação social são tudo menos sentos, também podiam optar por não ser mentirosos...mas isso é pedir muito.
Dei conta de muita coisa na Festa e o ponto alto politico foi outro, a luta contra este Código do Trabalho, a preparação do Congresso...mas do BE nem me lembrei muito a não ser quando passaram por mim alguns que conheço.
Por fim é engraçado não só se acharem os detentores da verdade universal, como também partirem do principio que dizem sobre o partido o que lhes apetece mas que são intocaveis!

beijo

Anónimo disse...

O Bloco de quê?
O Jerónimo falou deles? Numa intervenção de uma hora, quantos segundos gastou com o... tema central da Festa, com a maior preocupação do PCP?! Enxerguem-se!
Não lhes basta todo o poleiro que lhes dão, também querem as nossas cavalitas. Só um manguito pode ser a resposta.

Sal disse...

Devem andar desesperados com a subida nas sondagens do PCP e o fosso cada vez mais evidente entre este e aquela "coisa" chamada BE.
O desespero é tramado!!!
bjs

Anónimo disse...

"os cães ladram e a caravana passa"
mesmo com a comunicação social a levar esse grupelho ao colo, quem sobe nas sondagens é o PCP!...

alex campos disse...

O BE não faz mais do que cumprir o seu papel histórico, que, por acaso, não é flor que se cheira.
Enfim.

Um abraço.

miguel disse...

obrigado pelo post que me mostra o que se vai passando pelo Sol que não leio. É mais um rabo escondido com o gato de fora!

Fernando Samuel disse...

samuel: tão velha!, nas práticas e nos objectivos...
Um abraço.

crixus: é: aquela Festa foi construída de princípio ao fim com o pensamento naqueles «génios»...
Um abraço.

crn:é indispensável ler o Avante, de facto. Obrigado pelo importantíssimo acrescento...
Um abraço.

cs: bois, boys e... o mais que se verá..
Um abraço.

poesianopopular: uns senhores de idade querendo fazer-se passar por jovens...
Um abraço.

mario figueiredo: o artigo do Jara é, de facto, notável.
Um abraço.

antuã: eles nem sabem já o que querem...
Um abraço.

ana camarra: o último parágrafo do teu comentário define-os exemplarmente.
Um beijo.

zambujal: como o Sol previu, o Jerónimo não falou noutra coisa...
um abraço.

sal: aquela «coisa» é mesmo uma «coisa»...
Um beijo.

julio: e quem luta é o PCP!
Um abraço.

alex campos: é flor apodrecida...
Um abraço.

pedras contra canhões: Boa!
um abraço.