Para a Guida


Camarada: foi com muita tristeza que anunciaste a tua ausência no encontro onde festejámos todos o II aniversário do Cravo de Abril. Maior ainda a que nos invadiu por saber da tua impossibilidade. ainda assim, fruto de uma ternura e do coração que te caracteriza, encontrámos uma surpresa tua à nossa espera. foram palavras bonitas aquelas que nos dirigiste, e que nos fizeram gritar bem alto, contigo, « Viva o 35º aniversário do 25 de Abril!». a acompanhar as letras que nos fizeram rasar as lágrimas, cravos, cravos vermelhos que enviaste para marcar , ainda mais, a presença de Abril no nosso encontro! com eles, pétala a pétala, cada desbravar do teu sorriso fraterno que assim lá esteve. não houve ninguém, nenhum camarada - se não te conhecia - que não quisesse saber quem eras! quem de Espinho inundou o alentejo no sonho vermelho dos cravos e das pombas - simbolo de sonho colectivo! - que assim nos chegaram.? Quem te conhece, sabe que a intenção cumpria-se nos cravos. no seu vermelho flamejante. quem assim te passou a conhecer, sabe que o sonho passa bem além das fronteiras das pessoas do nosso quotidiano. estiveste connosco. como sempre estamos todos. no abraço revolucionário de quem faz das flores junção. e da sua cor, o reflexo da bandeira do nosso sonho. Cantei para ti, cantámos todos, um Grândola. estiveste lá, junto de cada palavra onde acaba a tirania e a exploração. obrigado pelos cravos. lindas pombas. voaram de mão em mão. uma delas - quase todas - poisou junto de um coração revolucionário que por ali andava, junto dos seus iguais. cheirou a estevas e a alecrim! não sei se do ramalhete que se compôs em cada coração, se dos ares das gentes do norte que vieram contigo... com as aves.
muito obrigado. o teu gesto habita agora onde se levanta o silencio embargado pela comoção.

o colectivo do Cravo de Abril!
Abril! SEMPRE!

8 comentários:

Maria disse...

Como comentar, se a emoção que se apoderou de mim em Ervidel quando me deste o cravo, a espiga e a pomba, está novamente a tomar conta de mim?

Vinha aqui para dizer que gostei da Festa, dos cantares, para dar de novo os Parabéns ao colectivo do Cravo de Abril e dou de caras com um post tão bonito...

Obrigada, Camaradas!
Para o ano lá estaremos, outra vez.
Vários abraços...

rapariga do tejo disse...

A fotografia diz tudo!

VIVA O 25 DE ABRIL!
FASCISMO NUNCA MAIS!

Agora e sempre Juventude está presente!!

XICA disse...

Estes pequenos gestos refletem grandes corações tão bem descritos por ti, mais uma vez e à semelhança daquilo que já nos habituaste.
Belo ramalhête ( Cravo, Pomba e Espigas),tipico de uma sensibilidade feminina, contar histórias de uma forma tão simples.

GR disse...

Por vezes as palavras não conseguem exprimir a comoção e a felicidade que sentimos.
Palavras excessivas que me comoveram até às lágrimas.
Como gostaria de ter estado (fisicamente), porque o meu coração esteve sempre presente neste almoço tão fraternal, entre gente Amiga.
Como gostaria de escrever o que sinto, o que sentem os comunistas quando se juntam e confraternizam, quando a Amizade é verdadeira e os sentimentos recíprocos.
Obrigada pelo texto tão belo (apesar das palavras exageradas, à minha pessoa), nunca o esquecerei.

Erguendo um Cravo Vermelho digo,
VIVA O II ANIVERSÁRIO DO CRAVO VERMELHO!
VIVA O 25 DE ABRIL!

GR

Sal disse...

E Viva á Guida, já agora.
Quem a conhece sabe o valor desta camarada que tem uma coragem e uma força de aço!
É de mulheres como a GR que se faz Abril!!!

beijinhos, antónio, obrigada pelo post. Não sabes como lamento não ter podido estar presente..

Sal

Fernando Samuel disse...

Foi assim e a Guida esteve lá: chegou carregada de cravos vermelhos, de pombas brancas, de espigas douradas, de luta, de ternura, de amizade, de camaradagem.
Obrigado Guida.
Um beijo do tamanho da amizade.

samuel disse...

A Guida é assim!...

Maçã de Junho disse...

Que lindo!
estas palavras trouxeram-me a imagem real do que somos!
Nós comunistas somos assim, sempre juntos, sempre unidos ainda que separados fisicamente!

Também lamento não ter estado mas uma tarefa maior chamou por mim! E nasceu a Madalena!

A todos, em especial à GR, um grande beijinho!

Não nos veremos no 25 de Abril pois a Madalena ainda é pequenita, mas no dia 23 de Maio, lá estarei, de cravo numa mão e de carrinho de bebé na outra!


Beijo
Maçã de Junho