DIREITOS QUÊ?

Enquanto, na Colômbia, foi descoberta mais uma vala comum, nas Honduras a violação dos direitos humanos continua a ser a imagem de marca do governo fascista.

A nova vala comum agora descoberta situa-se no departamento de Meta e contém mais de 1 500 corpos de «falsos positivos» - assim são designados os jovens que o governo colombiano apresenta como «combatentes das FARC abatidos em combate», mas que, na realidade, são jovens recrutados pelo exército com promessas de trabalho e a seguir executados e enterrados nessas valas.
(Como o Cravo de Abril já denunciou, neste mesmo departamento de Meta, foram descobertos, há um ano, 2 000 cadáveres naquela que é, tanto quanto se sabe, a maior vale comum do continente americano).
Comentando a mais recente descoberta, um dos advogados das vítimas e familiares, resumiu assim a situação:
«A Colômbia pode ser uma gigantesca vala comum. O exército colombiano converteu-se num autêntico exército ocupante contra o seu próprio povo».
A Colômbia é, como se sabe, a menina dos olhos do governo de Obama no continente: um modelo de democracia, de liberdade, de respeito pelos direitos humanos...


A situação nas Honduras após o golpe organizado pelo governo dos EUA e por fascistas hondurenhos, tem sido, também, tema frequentemente abordado no Cravo de Abril.
Registe-se, então, que a violenta repressão desencadeada pelo governo fascista contra os trabalhadores e o povo hondurenhos - e que a Frente Nacional de Resistência Popular tem corajosamente denunciado - foi agora confirmada por um grupo de representantes de 28 organizações suíças, alemãs e austríacas.
E, já agora, registe-se também o Programa de Apoio da União Europeia ao governo fascista das Honduras - o Programa Paz!...
Esse Apoio - no valor de 44 milhões de euros - é toda ele canalizado para a Defesa, a Administração Interna e o Supremo Tribunal de Justiça - ou seja: para o aparelho repressivo, com o qual o governo golpista leva por diante a brutal ofensiva de violação dos direitos humanos.

Que dizer destes direitos humanos made in USA /UE feitos de repressão, de crime, de valas comuns?...

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Esses são os direitos dos opressores e assassinos que se dizem democraticamente eleitos e tão queridos são de Obama e da UE.

Quando chegará a hora da verdade?

Um beijo.

samuel disse...

Dizer o que sempre se disse: a verdade!
Cada vez mais vezes... cada vez mais alto.

Abraço.

Eduardo Miguel Pereira disse...

O que dizer ?
Dizer a verdade, como o Samuel aqui fez e fazer lembrar que não á de agora, pois se não é mentira que o 11 de Setembro Americano foi horroso, não é menos verdade que o 11 de Setembro de 1973, que os Americanos causaram no Chile, quando de lá retiraram pela força das armas, através dum vergonhoso golpe de estado, aquele que se calhar foi o maior líder político da América do Sul, Salvador Allende, para lá colocarem aquele ditador infame que foi o Pinochet, também foi um horror.
Veja-se o que foram depois os anos de horror que o Povo Chileno sofreu nas mãos da marioneta americano que foi o Pinochet.

Denunciar, sempre, e a plenos pulmões !

Maria disse...

É nossa obrigação divulgar e fazer chegar este tipo de notícias a toda a gente. Sobretudo às redacções dos jornais que, propositadamente, não as noticiam. Vergonha de país, vergonha de UE.

Um beijo grande.

svasconcelos disse...

São isso mesmo, direitos humanos made in usa, e resume toda a podridão social e política que promovem.
Um beijo,

Anónimo disse...

São os direitos "humanos" dos USA e da UE.

Antuã

Fernando Samuel disse...

Graciete Rietsch: são os direitos de eles fazerem o que querem...
Um beijo.

samuel: não há outro caminho...
Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira: «é preciso avisar toda a gente»...
Um abraço.

Maria: estas foram tiradas do Avante - obviamente...
Um beijo grande.

smvasconcelos: mostram bem o que eles são...
Um beijo.

Antuã: da CIA, etc...
Um abraço.